terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Criatividade não é uma opção

O atual contexto de ensino e de aprendizagem das tecnologias de informação e comunicação no currículo, na escola e na sala de aula centra-se quase exclusivamente na componente de literacia digital, o que parece estar a ser insuficiente face às necessidades sociais, económicas e de mercado de trabalho, uma vez que determinadas competências ficam excluídas do processo de ensino e aprendizagem.
O desenvolvimento da tecnologia e a sua ligação às ciências da aprendizagem e da educação tem demonstrado que deve ser concedida uma maior atenção (e espaço curricular) ao desenvolvimento do pensamento computacional nas crianças e nos jovens. Programar ou ser programado, ser consumidor passivo ou ser um criador e produtor de ideias e de conhecimento, através de projetos educativos que envolvam a aprendizagem do pensamento computacional e das ferramentas e ambientes computacionais adequados, parece assim sobrepor-se à mera necessidade de ser um utilizador e consumidor de informação.
O pensamento computacional assenta as suas bases sobre o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico e está cada vez mais impregnado na vida do quotidiano dos cidadãos, e ajuda-os a compreender e a intervir nas, cada vez mais, nas complexas realidades sociais e económicas onde estão inseridos.
A criatividade na educação não pode ser uma opção. É uma obrigação de todos os docentes. 
Neste video Sir Ken Robinson explica porque a criatividade é fundamental na educação, e por isso exige uma transformação na forma como a escola trabalha"Criatividade não é uma opção, é uma necessidade absoluta."

Sir Ken Robinson: Fostering Creativity in Education is Not an Option

1 comentário:

  1. E como eu concordo com Sir Ken Robinson neste tema da criatividade...fiquei siderada com o vídeo dele sobre criatividade!
    Passei a ver com outros olhos a criatividade e penso que a partir de agora a criatividade vai ter outra importância nas minhas aulas!
    Este vídeo também ilustra bem a importância da criatividade nas escolas!

    ResponderEliminar